quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Rede Globo vive fase de renovação nos autores de seus folhetins.

Emissora carioca vem aumentando a quantidade de oportunidades a novos autores de novelas.


Com o surgimento de novas mídias, a TV Globo teve que optar por uma reestruturação urgente, o que vem sendo feito nos últimos dois anos. A emissora carioca está cada vez mais dando espaço para antigos colaboradores e agora futuros e renomados novelistas. Com quase 50 anos de existência, a Globo nunca se renovou tanto como agora, sendo que apenas neste ano já estrearam cinco novos novelistas: a ex-colaboradora de Manoel Carlos, Lícia Manzo, com "A vida da Gente", os ex-colaboradores de Gilberto Braga e Aguinaldo Silva, Filipe Miguez e Isabel de Oliveira, com "Cheias de Charme", e por último João Ximenez Braga e Cláudia Lage com a novela "Lado a Lado". E engana-se quem pensa que esta lista para por aí, pois em 2013 outros novos nomes surgirão.

A teledramaturgia da Globo ganhou um novo fôlego quando João Emanuel Carneiro teve a oportunidade de escrever, em 2004, "Da Cor do Pecado", trama que foi supervisionada por Sílvio de Abreu e exibida às 19 horas, e considerada por muitos críticos um dos maiores sucessos dos anos 2000, sendo reprisada pela segunda vez no "Vale a Pena Ver de Novo". A sua competência, criatividade e dinamismo foi importante para que ele emplacasse mais uma novela para o mesmo horário e, logo em seguida, ser chamado para assinar o horário nobre. Depois foi a vez de Elizabeth Jhin e suas tramas espíritas. Também tivemos Thelma Guedes e Duca Rachid com dois grandes e importantes sucessos, "Cama de Gato" e "Cordel Encantado", ambas das 18 horas.

Os autores veteranos também estão com a importante missão de se adaptar ao novo modo de escrever novelas. O público está cada vez mais exigente, preferindo tramas mais ágeis, com um número de capítulos bem menor, o que pede também que a duração das cenas também sejam menores. E com o fortalecimento da Classe C, os autores passaram a escrever tramas que fizessem com que esse público se identificasse e pararam de enaltecer as classes mais ricas. Exemplo de tramas que resolveram arriscar foram "Fina Estampa", "Avenida Brasil" e Cheias de Charme".

Dos últimos seis anos para cá, as novelas vem perdendo uma boa parcela do público. Antigamente, novelas ultrapassavam facilmente a casa dos 50 pontos. Hoje em dia, raramente uma novela do horário nobre consegue superar uma média de 40 pontos. Mais será que isso se deve à baixa qualidade dos folhetins? Pois bem, com o surgimento de novas mídias, o público, principalmente os jovens, passaram a migrar para essas novas formas de entretenimento, fazendo com que os números do IBOPE despencassem. E os novos autores já estreiam com a missão de trazer para a telinha histórias que envolva todos os tipos de gostos, uma espécie de "agrada a todos" e assim prender um número maior de telespectadores à frente da TV.


"A Globo vem contratando novos autores, porém com timidez e hermetismo. Aspirantes ao posto de autor de novelas precisam escalar um muro de protecionismo, quase intransponível", diz Lara Simeão Romero, crítica do Portal Aguinaldo Silva Digital. Ela ainda destaca: "Muitos novos talentos poderiam ser descobertos se a emissora abrisse os olhos para os quatro cantos do Brasil, com oficinas de roteiro, concursos nacionais, regionais ou algo semelhante, baseados única e exclusivamente no mérito e capacidade individual".

Certamente só conseguem chegar ao tão sonhado posto de novelista aquele que se dedica anos como colaborador. Porém, nem todos que são colaboradores serão novelistas. É uma profissão que envolve riscos, que devem ser driblados a todo o momento, pois uma única novela movimenta milhões de reais e uma emissora não pode correr o risco de perder grande parte de seu investimento. Ter disciplina, ser criativo, ser inovador e ter sangue frio é um dos básicos pré-requisitos para o cargo tão cobiçado por aqueles que sonham com a fama, dinheiro e glamour.

Não há dúvida alguma de que a Rede Globo está feliz com os ótimos frutos que vem colhendo nos últimos tempos. O bom faro para escalar pessoas de talento está deixando os executivos da emissora confiantes e possivelmente outros importantes nomes surgirão nos próximos dois anos.

fonte:http://br.tv.yahoo.com/noticias/rede-globo-vive-fase-renova-o-nos-autores-172900105.html
Por Felipe Marques
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário