Estratégia é que "Caras e Bocas" herde público de "O Cravo e a Rosa"; Fotos: Divulgação
Os tempos são outros e os hábitos dos telespectadores também. Hoje a maioria da população passa mais tempo diante do computador do que vendo TV. Em grandes centros urbanos - com o trânsito como agravante - os brasileiros também chegam cada vez mais tarde em casa. Isso tudo interfere na audiência.
A Rede Globo, que até pouco tempo reinava absoluta no panorama televisivo (não que tenha deixado de ser a emissora de maior repercussão e faturamento publicitário), vem sentindo na pele o que é ter de brigar por alguns pontinhos a mais no Ibope. Com a hegemonia ameaçada, foi buscar inspiração na cartilha das concorrentes (como Record e SBT). Quem diria!
A prova é o "Vale A Pena Ver de Novo", que estreou nesta segunda (13/01) uma tática inédita na Globo, mas velha conhecida dos telespectadores do SBT, por exemplo. Os primeiros capítulos da reprise de "Caras e Bocas" serão exibidos simultaneamente com os últimos de "O Cravo e a Rosa" (ambas foram escritas por Walcyr Carrasco, autor de "Amor à Vida). A estratégia é que a primeira fisgue o público da segunda, que chega a marcar 18 pontos de média.
O canal de Silvio Santos não é de hoje costuma exibir os primeiros capítulos de uma trama enquanto outra está em seus momentos decisivos. Tudo para a alavancar o Ibope da substituta. O que era visto com certo estranhamento por muitos, hoje se mostra um caminho (como sua emissora não gozava da situação confortável da Globo, Silvio tinha de usar a criatividade na briga por audiência e, pelo jeito, acabou antecipando uma tendência).
A alta cúpula global já deu a entender que este será um ano de experimentações. Em alguns estados a "Sessão da Tarde" - atualmente uma pedra no sapato na grade vespertina (queda de 18 para 11 pontos de 2003 para 2013) - vem sendo exibida antes do "Vale a Pena Ver de Novo" para impulsionar a faixa nobre.
A reprise de mais uma novela ("O Cravo e a Rosa" chega a ir melhor que as atuais tramas inéditas "Jóia Rara" e "Além do Horizonte") pode sinalizar o fim dos filmes. Outra opção seria um programa com um mix de jornalismo e entretenimento.
Só pra constrar: A Internet já é a mídia mais consumida no País (hoje com 80 milhões de internautas). Mais de 40% dos usuários da rede passam, pelo menos, duas horas por dia na Internet (por vários dispositivos digitais). São cerca de 23,8 horas gastas pelos brasileiros por semana na Internet, sendo que assistem apenas 6,2 horas de TV. A previsão é que em 2016 a adoção da web como principal meio de informação e entretenimento alcance a marca de 57% (hoje são 48%). O jeito é apelar para não corres riscos de dispersar o público!
IBOPE - Na tarde de estreia do "teste", "O Cravo e a Rosa" registrou 16 pontos de média. Já "Caras e Bocas" marcou 15. Cada ponto equivale a 62 mil domicílios com TV na Grande São Paulo.
(fontes: IAB Brasil / Forrester Research / AdAge)
fonte:http://br.tv.yahoo.com/blogs/sob-controle/globo-descobre-o-que-%C3%A9-ter-que-batalhar-190635940.htmlPor Gustavo Baena | Sob Controle
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