quinta-feira, 12 de novembro de 2015

O império da Rede Globo começou a desmoronar


Não fiquei surpreso ao saber que o programa Tomara que Caia finalmente fez jus ao título e caiu fora da programação da Globo. Também não era para menos: um programa de “humor” completamente sem graça, contando com um elenco simplesmente horrível na hora de tentar fazer graça e um roteiro aparentemente escrito por uma equipe de debilóides com idade mental entre doze e quinze anos não poderia ser outra coisa senão um constrangimento só. Para piorar, o programa era uma cópia descarada do Quinta Categoria que rolava na MTV e de seu também clone É Tudo Improviso, apresentado na Band no ano seguinte. Para piorar, até mesmo alguns dos integrantes eram os mesmos - no caso, a turma da Companhia Barbixas de Humor.

O que me surpreende é ver como a Globo ainda não entendeu o que está acontecendo com a sua programação. Para mim, está muito claro: até mesmo os telespectadores realmente idiotas não aguentam mais ser tratados como… idiotas.

É totalmente indesculpável que uma emissora deste porte não tenha percebido que, mesmo dotada de imensos recursos em todas as áreas de produção e criação, ela vem patinando na audiência exatamente por ter optado por uma “popularização” de seu conteúdo no pior sentido do termo. Sua programação vem se transformado ao longo dos anos. E para pior.

Quem assiste a Globo nos dias de hoje e compara com o tipo de programação exibida 20, 30 anos atrás chega a uma conclusão: a emissora emburreceu junto com o seu público. Quase nada sobrou da proposta original, que era criar atrações com enorme conteúdo cultural em todas as áreas possíveis e imagináveis. Das novelas aos documentários, dos shows aos esportes, tudo era pensado minuciosamente, sem espaço para humor de 43ª categoria, sem improvisos indesejáveis. Hoje, já virou uma constante o fato de programas surgirem e desaparecerem depois de algumas semanas de exibição. Isto sem contar com programas que são criados apenas para acomodar seus contratados que eram sérios candidatos à “geladeira” ou que estavam encostados, como é o caso do horrendo É de Casa.

É óbvio que a competição com as novas plataformas de internet e até de celulares tem a sua parcela de culpa neste declínio da Globo, mas nada supera o desprezo para com a mediana capacidade cerebral do público. Aberrações como o Esquenta, apresentado da maneira mais falsamente alegra possível pela execrável Regina Casé, se repetem ao longo da grade da emissora com outros formatos e produções, mas no fundo se trata da mesma porcaria embalada com papéis diferentes. E pior: completamente desconectadas com a realidade que o País vive hoje em dia.

A Globo pensa no Brasil como um imenso “baile funk”. Está próximo o dia em que esta ‘festa’ vai terminar na delegacia…

fonte:br.noticias.yahoo.com
Por r-tadeu | Na Mira do Regis
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário