terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Marília Pêra: a estrela e a intolerância

A atriz como Darlene em ‘Pé Na Cova’ (Divulgação)

Era 1989 e Marília Pêra estava em cartaz com a peça ‘Elas Por Ela’ em um teatro de São Paulo. Certa noite o teatro foi cercado por simpatizantes do então candidato à Presidência da República Luís Inácio da Silva. Poucos dias antes Marília havia declarado seu apoio a Fernando Collor, o outro candidato. Houve vaias e xingamentos. Era um momento de extrema polarização política e “collorir” significava apoiar a direita e tudo o que ela significava. Ironias do episódio: 1) em 1968 Marília havia sido presa pela ditadura por participar da peça ‘Roda Viva’. 2) décadas depois daquele episódio de 1989, Fernando Collor seria visto no palanque do PT entoando o jingle do partido.

A lembrança acima é para ilustrar como em determinados momentos o radicalismo nos deixa cegos. Muitos do que hoje lamentam a morte de Marília a crucificaram na época. Independentemente de opiniões políticas, Marília Pêra era uma grande artista. Grande, não. Enorme. Uma das poucas que dançava, cantava e atuava com invejável desenvoltura. E como interpretava. Em ‘Elas por Ela’, por exemplo, homenageava 35 cantoras em 50 canções. Sua atuação em ‘Pixote – A Lei do Mais Fraco’ é uma das maiores performances do cinema nacional de todos os tempos.

Foram dezenas de filmes, quase uma centena de peças e inesquecíveis atuações na televisão – entre elas, a personagem Rafaela Avaray, que apareceu nas novelas ‘Brega e Chique’ (1987) e ‘Ti Ti Ti’ (2010). Também foi uma diretora de teatro extraordinária e versátil – dirigiu tanto peças clássicas quanto shows de artistas como Wanessa Camargo.

Nos últimos tempos era um tanto melancólico vê-la interpretando Darlene em ‘Pé na Cova’. Apesar de tratar-se de uma comédia, havia uma certa tristeza por traz da atuação. Todos sabíamos que a atriz tinha sérios problemas de saúde. O clima era bastante lúgubre. Mesmo assim, ela continuava trabalhando incessantemente. Marília se foi quando no dia em que a peça que dirigia, ‘Depois do Amor’, estrearia em Manaus. 2015 ficou mais triste ainda.

fonte:br.celebridades.yahoo.com
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário