Renato Rocha Miranda, TV GloboViver a Vida terminou exatemente no mesmo ritmo que começou: sem grandes mistérios, sem grandes expectativas e sem empolgar. Tudo o que iria acontecer nesta noite já havia sido divulgado, então restou acompanhar só por via das dúvidas. E se o suspense ficou de fora, o romance esteve presente em todas as cenas. Típico final feliz!
- Destaque
A grande estrela do último capítulo foi Lília Cabral. Além de estar presente nas principais cenas, a atriz deu show de interpretação e ofuscou quem quer que esteve a seu lado. No confronto final entre Tereza e Helena foi constrangedor a diferença de atuação entre ela e Taís Araújo, que não emplacou definitivamente.
- Melhor momento
Se Marcos (José Mayer) não convenceu como galã, Maradona (Mário Jose Paz) conquistou o público como o coroa simpático que merecia um final feliz. E teve. Dora (Giovanna Antonelli) fez o exame de DNA e resolveu abrir o resultado junto com o argentino. Emocionado, o casal descobriu que Juan Carlos era mesmo filho de Mara e comemorou. Para completar, ele assumiu a parternidade de Rafaela (Klara Castanho), que finalmente ganhou o pai que tanto queria.
- Micos
Só em Viver a Vida as mulheres enjoam e de cara acham que estão grávidas. Foi assim com Luciana (Alinne Moraes), durante um almoço, e com Helena (Taís Araújo) enquanto dormia. Será que em nenhum momento elas cogitaram comida estragada, vírus ou qualquer outro problema?
Já Sandrinha (Aparecida Petrovski), eternamente revoltada, resolveu acalmar de vez. Ela superou de uma hora para a outra a morte do pai de seu filho e se engajou em trabalhos voluntários. Depressão curada rapidamente, seria um remédio milagroso?
- Luciana e Miguel
O casal central da novela terminou com um já esperado final feliz. Ela engravidou de gêmeos, Flávia e Manoel, e tudo correu bem no parto. Antes, Lu (Alinne Moraes) sonhou que voltava a andar, mas ao acordar contou para seu amado que seu novo sonho era a felicidade de sua nova família.
- Ingrid
Ingrid (Natália do Vale) não enlouqueceu nem nada. Pelo contrário. Ela abraçou Jorge e Miguel (Mateus Solano) no casamento do primeiro e disse que, apesar do desgosto, cumpriu seu papel de mãe. Mesmo assim, no nascimento dos gêmeos, ela foi até o hospital e se emocionou com os netos.
- Marcos e Tereza
Eles começaram a trama casados, mas ninguém sabe ao certo se voltaram a ficar juntos no final. Sim, os dois tiveram momentos de cumplicidade, mas nenhum beijo ou outro indicativo mais óbvio foi mostrado.
- Helena e Bruno
Para quem começou a trama como protagonista, sua participação foi quase imperceptível no fim. Ela apareceu feliz ao lado de Bruno (Thiago Lacerda) e deu à luz uma menininha.
- Romances
Mia (Paloma Bernardi) bem que ensaiou perder a virgindade com o namorado, mas Isabel (Adriana Birolli) atrapalhou na hora H, colocou uma música altíssima no quarto e acabou com o clima. A doce irmã correu para o colo de Tereza (Lília Cabral), que cancelou seu encontro para acalmar a filha, mas foi surpreendida pela malvada, que pediu desculpas e se ofereceu para recriar o clima para o casal.
Outro momento romântico foi protagonizado por Felipe (Rodrigo Hilbert) e Renata (Bárbara Paz). Ele bem que tentou convencer a namorada a viajar pelo mundo, mas ela preferiu ficar no Rio de Janeiro e o convidou para dividir um apartamento na cidade maravilhosa. Ainda prometeu continuar lutando contra o alcoolismo, sendo apoiada pelo bonitão.
Jorge (Mateus Solano) superou a perda de Luciana (Alinne Moraes) e resolveu apostar no romance com Ariane (Christiane Fernandes). Em um almoço com a família, o gêmeo carrancudo pediu a médica em casamento e inspirou Ricardo (Max Fercondini) a fazer o mesmo com Ellen (Danielle Suzuki). A morena bem que tentou se fazer de durona, mas cedeu aos encantos e eles acabaram fazendo uma dupla celebração.
Carlos (Carlos Casagrande) gravou um programa de viagens e Malu (Camila Morgado) morreu de ciúme das atenções que ele passou a receber da mulherada, mas o mais novo apresentador disse que só tinha olhos para a namorada.
No outro lado do quarteto, Gustavo (Marcello Airoldi) foi até a casa de Betina (Letícia Spiller) e, com flores, pediu perdão e prometeu que iria mudar de comportamento. De joelhos, ele sugeriu uma nova lua de mel e os dois se beijaram.
- FinalViver a Vida terminou com um desfile: na plateia estavam os principais personagens e na passarela Luciana (Alinne Moraes), na cadeira de rodas, e Helena (Taís Araújo).
- Depoimento
O melhor momento da novela nesta noite foi o depoimento final do pianista e maestro João Carlos Martins. Emocionado, ele contou sua trajetória de vida cheia de superação e regeu uma orquestra para os artistas e envolvidos em Viver a Vida. Lindo!