segunda-feira, 12 de março de 2018

Queda na audiência sinaliza desgaste do Dancing Brasil

Xuxa no Dancing Brasil (Divulgação/ Record TV)

Recentemente, a Record anunciou os recordes de audiência do Dancing Brasil, apresentado por Xuxa Meneghel, cuja terceira temporada vem registrando média mais alta que suas antecessoras. No entanto, o que o canal não divulgou é que, apesar de ter crescido na média, Dancing Brasil tem perdido audiência a cada semana. Segundo levantamento do Observatório da Televisão, Dancing Brasil 3 já perdeu quase 30% de Ibope desde sua estreia.

Não se trata de problemas artísticos, já que a atual edição do Dancing Brasil tem se mostrado a melhor dentre todas as já produzidas pela Record. Xuxa está à vontade, Leandro Lima foi um achado, e os jurados são ótimos e muito eficientes. Isso sem falar no capricho da produção, que este ano recorreu até a belas projeções no palco, fazendo das apresentações de dança verdadeiros espetáculos visuais. Sendo assim, a queda de audiência, mesmo o programa sendo exibido num dia mais favorável (as edições do ano passado iam ao ar às segundas-feiras), pode sinalizar um desgaste da fórmula.

E não seria de se estranhar. A Record arriscou ao engatar temporadas seguidas do Dancing Brasil. Talvez empolgada pela boa repercussão e pelos bons resultados comerciais, a emissora praticamente enfileirou as três temporadas do programa. Apenas um mês separou a primeira da segunda edição. Três meses separaram a segunda temporada da terceira. Num formato que tende a se repetir, trata-se de uma pausa curta. Não dá tempo de o espectador sentir saudades.

Mesmo assim, a emissora não planeja pausa longa para o talent show. A atual temporada do Dancing Brasil vai até o início de abril, quando será substituído pelo Batalha dos Confeiteiros, com Buddy Valastro. Provavelmente, terminado o reality de culinária, já retorna o Dancing Brasil com sua quarta temporada, por volta do mês de julho. Com isso, é bem possível que o programa perca mais público. O que seria uma pena, já que o programa é muito bom. É a melhor atração dentre todos os programas de entretenimento da Record, sem dúvida nenhuma.

O desgaste precoce da fórmula, portanto, obrigará a Record a planejar, desde já, o futuro de Xuxa Meneghel. A direção da emissora terá que buscar um novo formato para que sua estrela comande. É hora de estudar o mercado e considerar as possibilidades, até para aproveitar o bom momento de Xuxa, que conseguiu melhorar sua imagem com o Dancing Brasil depois do naufrágio do Programa Xuxa Meneghel.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

POR ANDRÉ SANTANA
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário