segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Aos 77 anos, morre o compositor John Barry

31/01/2011
www.cinemaemcena.com.br
Após um longo período com a saúde debilitada, o compositor John Barry - conhecido por seu trabalho na franquia 007 - faleceu ontem aos 77 anos. Ele deixa quatro filhos e a mulher, Laurie.

Filho de uma pianista clássica e de um dono de cinemas, Barry parecia destinado a trabalhar com trilhas sonoras desde criança. Certa vez, declarou à BBC: "Eu nunca parei, em determinado momento, e disse ´é isso que eu quero ser`. Esse sentimento apenas cresceu do meu envolvimento com o cinema e da minha paixão pela música".

Descoberto pelo produtor Albert Brocoli, foi contratado como assistente de Monty Norman em 007 Contra o Satânico Dr. No, no ano de 1962. Posteriormente, ele seria o responsável pela composição do tema alternativo de Bond em Moscou Contra 007, e pela trilha de outros nove filmes da série, incluindo Os Diamantes São Eternos, 007 A Serviço Secreto de Sua Majestade, 007 Contra Octopussy e 007 Contra Goldfinger. Essa última era tida pelo cineasta Federico Fellini como sua trilha sonora favorita.

Barry ainda seria premiado cinco vezes com o Oscar, pelas trilhas de Dança com Lobos, Entre Dois Amores, Mary Stuart - Rainha da Escócia, O Leão no Inverno e Born Free (pelo qual venceu também o Oscar de Melhor Canção Original). Tendo trabalhado com cineastas como Sydney Pollack e Richard Attenborough e composto as trilhas de filmes como Perdidos na Noite, A Letra Escarlate e Chaplin, o compositor deixa um legado de mais de quarenta anos.

Curiosamente, foi Barry o responsável por indicar o músico David Arnold para compor a trilha sonora de 007 - O Amanhã Nunca Morre, de 1997. Arnold acabou tornando-se o compositor de outros cinco filmes de James Bond.

Nessa manhã, foi ele quem comunicou o falecimento do mestre em sua página no Twitter: "É com pesar no coração que digo a vocês que John Barry faleceu". E completou: "Estou profundamente triste pela notícia, mas sou profundamente agradecido por tudo o que ele fez pela música e por mim, pessoalmente".

Abaixo, você confere os temas de Perdidos na Noite, de 1969, e Moscou Contra 007, de 1963.



Recomende para um amigo clicando aqui...               

Nenhum comentário:

Postar um comentário