Foto: Divulgação / TV Globo
Depois de passar cerca de 100 capítulos da novela “Amor à vida” tentando perder a virgindade e sendo tratada como lixo, o final “feliz” da personagem Perséfone, a “gordinha”da novela chegou. Ela arrumou um homem. Simples assim. E ele, olha só, além de tudo é bonito! Desde quando uma moça acima do peso padrão pode arrumar um namorado? Pois bem, ela conseguiu esse milagre. Esse é o final feliz. Um clichê que reforça preconceitos.
Gordo é assim mesmo, parece querer dizer o autor, tem que apanhar muito para ser feliz. E a felicidade, claro, depende diretamente de ter ou não um homem, esse PRÊMIO. Mas não basta um final feliz clichê, com direito a casamento e tudo. Depois de sofrer por 100 capítulos, Perséfone continua se ferrando. Agora, vai ter que lidar com o preconceito da família do namorado. “Como assim, você vai namorar uma gorda?”
“Não, namorar uma gorda não é normal. Não pode.” A personagem reforça aquele monte de clichês que muita gente tenta banir da sociedade faz tempo. Entre essas, estão as meninas dos blogs e grupos de discussão plus size. O tempo mudou, Walcyr Carrasco. E mudou para melhor. Os absurdos continuam sendo mostrados na TV. Mas agora um monte de menina diz não. E reclama. Faz escândalo. Essas bravas garotas não estão nada felizes com a personagem e fizeram um abaixo assinado pedindo que a personagem pare de sofrer.
Gordofobia é, sim, um problema sério. E chega de gay, gordo e outras minorias sofrendo em novela para finalmente “merecer”alguma coisa. Os estereótipos permanecem vivos. Mas a boa notícia é que tem muitas garotas por aí cansadas de se esconder em roupas pretas (emagrece) e afins de se assumir. Sim, as coisas mudam!
fonte:http://br.omg.yahoo.com/blogs/nina-lemos/o-final-feliz-da-gordinha-da-novela-feliz-132559543.html
Por tuany | Blog da Nina Lemos
Nenhum comentário:
Postar um comentário