terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Biópsia confirma que Hebe Camargo tem câncer no peritônio

foto de arquivo de hebe camargo no lançamento de seu programa novo no sbt/ foto fernando dantas

Plantão  Wagner Gomes e Márcia Abos SÃO PAULO - Os nódulos retirados da região abdominal da apresentadora Hebe Camargo, de 80 anos, confirmaram um tumor primário de peritônio (membrana que reveste a cavidade abdominal), segundo boletim médico divulgado na noite desta segunda-feira pelo hospital Albert Einstein, em São Paulo. Ainda de acordo com o comunicado, Hebe passa bem e o tratamento será iniciado durante sua internação. Segundo familiares da apresentadora, serão necessárias pelo menos seis sessões de quimioterapia para tratar o câncer. A primeira delas será feita nesta terça-feira mesmo. A equipe médica que atende a apresentadora vai detalhar o diganóstico e o tratamento na manhã desta terça-feira, em uma coletiva de imprensa.
Hebe Camargo se reuniu na noite desta segunda-feira com a equipe médica responsável por seu tratamento, formada por Antonio Luiz Vasconcellos Macedo, Sergio Simon, Benedito Rossi, Gustavo Cardoso Guimarães, Wanderley Cerqueira. Foi o momento em que a apresentadora e seus familiares souberam o diagnóstico e foram informados sobre o tratamento.
É estável a condição de saúde da apresentadora, segundo o boletim médico. Hebe continua internada na unidade de terapia semi-intensiva do hospital, onde o horário e a quantidade de visitas são limitados.
O filho da apresentadora, Marcelo Camargo, e Paulo Calfat, neto de Lélio, ex-marido de Hebe, foram visitá-la nesta segunda-feira. O sobrinho e empresário de Hebe, Cláudio Pessuti, tem permanecido no hospital.
No sábado de manhã, Hebe foi submetida a uma videolaparoscopia para retirada de nódulos do peritônio. A forte suspeita dos médicos de que a apresentadora estaria com câncer se confirmou após a biópsia. A cirurgia foi acompanhada pelo oncologista Sergio Simon, o mesmo que tratou de Maria Rita, mulher do cantor Roberto Carlos, já falecida. O responsável pelo tratamento de Hebe é o cirurgião gastroenterologista Antônio Luiz Vasconcellos de Macedo. Os patologistas conseguiram descartar com o exame a hipótese de metástase.
Hebe começa o tratamento de quimioterapia esta semana no próprio hospital. A apresentadora foi internada na sexta-feira à noite. Ela estava nos Estados Unidos, com a família, quando começou a sentir dores abdominais. Segundo pessoas próximas à artista e seus médicos, a apresentadora tem um bom estado de saúde e não tinha apresentado outra patologia.
O oncologista Sergio Simon comanda também o CPO (Centro Paulista de Oncologia) e é especializado em terapia-alvo, um tratamento que é feito junto com a quimioterapia ou a radioterapia e que atua especificamente nas células cancerosas. A terapia-alvo destrói as células com câncer sem debilitar as células saudáveis. A ministra Dilma Roussef, pré-candidata do PT à Presidência da República, ao tratar do câncer linfático no ano passado, fez uso desse tipo de tratamento. Com o câncer em estágio inicial, a ministra tomou medicação por alguns meses e foi considerada curada pela equipe de médicos do hospital Sírio-Libanês, também de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário