segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

'Avatar' é o grande vencedor do Globo de Ouro

AFP

BEVERLY HILLS, EUA — O futurista "Avatar" foi o grande vencedor do Globo de Ouro, que teve a cerimônia realizada na noite de domingo, ao vencer nas categorias melhor filme de drama e diretor, para James Cameron, em uma festa na qual os artistas utilizaram um laço como forma de solidariedade ao Haiti.

Os prêmios para "Avatar" e "Se Beber, Não Case" na categoria comédia ou musical estabeleceram a surpresa na cerimônia da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA), mais acostumada a premiar o cinema de arte e filmes de menor orçamento, ao invés de superproduções e grandes bilheterias.

Nas categorias de interpretação em filmes de drama, os vencedores foram Sandra Bullock por "The Blind Side" e Jeff Bridges por seu papel de cantor alcoólatra em "Crazy Heart".

Em filmes de comédia os prêmios foram para Meryl Streep ("Julie & Julia") e Robert Downey Jr. ("Sherlock Holmes"). Entre os coadjuvantes os vencedores foram a comediante Mo'nique por seu papel dramático em "Preciosa" e o austríaco Christoph Waltz, o carrasco nazista de "Bastardos Inglórios".

Ao receber o prêmio de diretor, Cameron foi modesto.

"Não estava preparado. Francamente pensava que Kathryn ganharia, ela merecia", disse Cameron a respeito de sua ex-esposa, a diretora de "Guerra ao Terror".

O diretor de "Avatar" superou ainda Clint Eastwood ("Invictus"), Jason Reitman ("Amor sem Escalas") e Quentin Tarantino ("Bastardos Inglórios)".

A fábula ecológica em 3D de Cameron, diretor de "Titanic", outro grande sucesso mundial, custou 500 milhões de dólares, incluindo a pós-produção, mas já arrecadou mais de 1,3 bilhão de dólares em todo o mundo.

Outro vencedor da noite foi "Up - Altas Aventuras", do estúdio Pixar, que levou as estatuetas de filme de animação e trilha sonora para Michael Giacchino.

Além de "Avatar" e "Up", "Crazy Heart" saiu do salão do Beverly Hilton com duas estatuetas, a de ator para Bridges e a de canção original para "The Weary Kind".

Entre os filmes estrangeiros a vitória foi de "A Fita Branca", que conquistou a Palma de Ouro em Cannes em 2009. O longa do diretor austríaco Michael Haneke representa a Alemanha.

O homenageado da noite com o prêmio Cecil B. DeMille foi o cineasta Martin Scorsese, que foi apresentado por dois atores muito presentes em sua trajetória, Robert de Niro y Leonardo DiCaprio.

O Globo de Ouro se diferencia das demais premiações por dividir o cinema em duas categorias: drama e musical ou comédia, além de também escolher os melhores da televisão.

Na premiação da TV, o seriado 'Dexter' levou dois Globos de Ouro, um para o ator dramático, Michael C. Hall, e o outro para ator coadjuvante, John Lithgow, mas perdeu o prêmio de melhor série para 'Mad Men'.

'Grey Gardens' também levou dois prêmios, de melhor minissérie ou filme para TV e melhor atriz em minissérie ou filme da TV, para Drew Barrymore.

A série de comédia Glee surpreendeu e levou a estatueta em sua categoria.

Antes do anúncio do primero prêmio da noite, a atriz Nicole Kidman explicou que os presentes usavam uma fita vermelha como parte de uma campanha pelas vítimas do Haiti da rede NBC.

Durante o desfile pelo tapete vermelho e na sala de imprensa, várias estrelas mencionaram a tragédia haitiana e afirmaram que já estão contribuindo para ajudar as vítimas.

Com os dois Globos de Ouro de domingo, "Avatar" passa a ser considerado uma grande aposta para o Oscar, que terá os indicados anunciados no dia 2 de fevereiro e a premiação entregue em 7 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário