terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Teste indica tumor em Hebe

12 de janeiro de 2010
GENTE
Zero Hora

A equipe médica que atende a apresentadora Hebe Camargo, 80 anos, anunciou ontem o resultado da análise dos nódulos retirados dela no final de semana. Segundo o boletim médico, os exames indicam “um tumor primário de peritônio”.

A doença é conhecida como carcinomatose, quando as células cancerosas se espalham pelo peritônio, membrana que envolve os órgãos do abdômen. O comunicado informa que “a paciente passa bem e iniciará seu tratamento durante a internação”.

Segundo informações, a doença já estaria em fase de metástase (quando avança para outros órgãos além daquele em que a enfermidade se originou). Hebe está internada desde a última sexta no hospital Albert Einstein (zona sul de São Paulo) e seria transferida hoje da unidade de terapia semi-intensiva para um quarto.

No sábado, Hebe foi submetida a uma cirurgia na qual foram retirados nódulos encaminhados à biópsia.

A equipe médica vai conceder uma coletiva de imprensa hoje para explicar o diagnóstico e o tratamento que será adotado.

O câncer
O QUE É
A presidente da Sociedade de Cancerologia do Estado, Débora Batassini, explica o tumor:
- O tumor de peritônio tem comportamento semelhante ao de um tumor de ovário. O que o diferencia é a localização uma vez que o peritônio é uma membrana que envolve os órgãos do aparelho digestivo.
CARACTERÍSTICAS
- Normalmente tumores encontrados no peritônio são metastáticos – que vêm de outros órgãos e se instalam no peritônio. Tumores que nascem na região, como é o caso da apresentadora Hebe Camargo, são mais raros.
CHANCES DE CURA
- Só é possível após se identificar o estágio e o perfil do tumor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário