quarta-feira, 25 de novembro de 2009

TELEVISÃO - “Caminho das Índias” conquistou o Emmy de melhor novela de 2009

25 de novembro de 2009 -  Zero Hora

Are baba!

O nome é India – A Love Story. É assim que os americanos rebatizaram Caminho das Índias, novela de Gloria Perez que ganhou, ontem, em Nova York, o Emmy Internacional na categoria telenovelas. A trama foi considerada a melhor novela do mundo na 37ª edição do prêmio, que teve a presença da autora, da protagonista Juliana Paes e do diretor Marcos Schechtman.

Gloria Perez agradeceu emocionada a premiação:

– Depois de um ano como esse, é muito emocionante lembrar de tudo o que passamos para chegar até aqui.

Emoção sim, mas nenhuma surpresa para o público brasileiro, que acompanhou entusiasmado as aventuras de Maya, Raj e companhia. Entre janeiro e setembro deste ano, a produção registrou uma média de audiência de 41 pontos, com 65% de participação. Os números significam que em torno de 52 milhões de telespectadores por dia sentavam-se à frente da televisão no horário nobre da Globo.

Gloria Perez aproveitou a onda das tendências indianas para explorar o tema – que já chegavam à moda, a livros e filmes. Assim, a novela foi o estopim fundamental para que as saias longas, as bijuterias exageradas e a massagem ayurvédica se incorporassem à cena urbana. Se, de uma certa maneira, a autora se aproveitou de um movimento que já começara no mundo, a contribuição mais genuína, e mais divertida de Caminho das Índias para o Brasil foi trazer, além dos rituais e danças, as expressões da cultura indiana (confira no quadro ao lado).

Agora, o prêmio deve subir a cotação da novela, que deverá ser colocada formalmente à venda a partir de janeiro. Ainda assim, Rússia, Romênia e Panamá já compraram a produção para exibi-la no ano que vem. Segundo Ricardo Scalamandré, diretor de negócios internacionais da emissora, os valores oscilam bastante: um capítulo pode ser vendido de US$ 800 a US$ 70 mil, de acordo com o potencial de telespectadores da emissora, o tamanho do país e o horário de exibição.

Além de Caminho das Índias, também estavam indicados os brasileiros Ó Paí Ó como comédia, o infantil O Natal do Menino Imperador, Por Toda a Minha Vida – Mamonas Assassinas como programa artístico e Maysa como melhor minissérie. Esta foi a quarta vez que a Rede Globo ganhou o Emmy Internacional na área de entretenimento. Em 1981, o vencedor foi A Arca de Noé e um ano depois foi Morte e Vida Severina. Em 1983, Roberto Marinho ganhou o Emmy Internacional na categoria direção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário