quinta-feira, 18 de março de 2010

Show de Roberto Carlos reúne diferentes gerações da música sertaneja

18/03/10 - 06h30

Especial ‘Emoções sertanejas’ aconteceu em SP nesta quarta-feira (17).
Noite contou com convidados cantando músicas do Rei e vai virar DVD.
Amauri Stamboroski Jr. Do G1, em São Paulo

O Rei não estava lá desde o início, mas quando Roberto Carlos pisou pela primeira vez no palco do show "Emoções sertanejas", por volta das 24h desta quarta-feira (17), a noite já era toda sua. A apresentação, que havia começado às 21h40, com atraso e Milionário & José Rico interpretando “A distância”, trouxe dezenas de duplas e artistas sertanejos se revezando no palco em uma homenagem caipira aos 50 anos de carreira do cantor.

Com uma estrutura de iluminação em forma de roda de madeira e um telão tecnológico de fundo mostrando temas como chapéus e estradas, o palco o Ginásio Ibirapuera, em São Paulo, recebeu nomes como Leonardo, Almir Sater, Gian & Giovani, Zezé di Camargo & Luciano, César Menotti & Fabiano e Roberta Miranda. No repertório, clássicos românticos de Roberto Carlos com arranjos sertanejos de violas, sopros, cordas e guitarras.

Foto: Daigo Oliva/G1

Roberto Carlos e seus amigos no show 'Emoções sertanejas'. (Foto: Daigo Oliva/G1 )

Cerca de 9 mil fãs assistiram ao show, que foi gravado e será transformado em CD e DVD, além de transmitido como especial da TV Globo.

Veja mais fotos do show 'Emoções sertanejas' com Roberto Carlos

Como é praxe em gravações ao vivo, algumas faixas tiveram que se repetidas. Os números de Nalva Aguiar, além das parcerias entre Daniel e Zezé Di Camargo & Luciano e Paula Fernandes e Dominguinhos, foram ouvidas duas vezes pela plateia. Almir Sater, que também teve que cantar duas vezes “No quintal do vizinho”, brincou: “É que ficou tão bom que a gente vai ter que repetir”.

Victor & Léo, principal dupla da nova geração de cantores sertanejos, viveu a situação contrária. Aplaudidos em pé por toda a plateia que gritava “mais um, mais um” após a sua versão de “Jesus Cristo”, os neosertanejos foram impedidos de tocar a segunda pelo maestro Eduardo Lages, que já estava provavelmente satisfeito com a performance e preocupado com o atraso da noite, que se encerrou à 0h20.

Tinoco
Roberto Carlos, a estrela da noite, só entrou após a versão de Chitãozinho & Xororó e Leonardo para “É preciso saber viver”. Sorridente, o Rei cantou “Como é grande o meu amor por você” e , antes da segunda música, parou a apresentação para homenagear “o maior nome da música sertaneja”, Tinoco.

Visivelmente emocionado, o cantor caipira, que fazia dupla com o irmão Tonico (morto em 1994), subiu ao palco para receber uma placa em homenagem aos seus 75 anos de carreira das mãos de Roberto Carlos e de Chitãozinho & Xororó. Sob uma chuva de aplausos, o músico de Botucatu aproveitou para brincar com o Rei. “Eu dei de mamar para ele. Mas foi de mamadeira”, disse, acrescentando que “Roberto Carlos tem o coração do tamanho do Brasil”.

Para encerrar o show, o Rei cantou ainda “Cavalgada” (“acho que tem um pouco a ver com música sertaneja, né?”, brincou) e se juntou a todos os convidados para interpretar “Eu quero apenas (um milhão de amigos)”, usando chapéu de caubói.

Foto: Daigo Oliva/G1

No palco, todos os convidados cantam 'Queria apenas' com o Rei. (Foto: Daigo Oliva/G1)

Chapéus em baixa
Mas o chapéu na cabeça do Rei e de outros artistas da noite não fez tanto sucesso entre a plateia. “Só vendi oito chapéus hoje”, reclamava o ambulante Sidney, um dos poucos na frente do Ginásio do Ibirapuera. “Só tem ‘tiazinha’ hoje. Elas não compram chapéu, quem compra é jovem”, explicou.

Cleonice Quilis Malvone, fã de Roberto Carlos, era uma das senhoras felizes após o show. “Adorei o Daniel e a homenagem ao Tinoco”, contou. Ela diz que se tornou fã de Roberto após os primeiros shows das comemorações dos 50 anos de carreira do Rei em agosto de 2009. Usando uma camiseta recém-comprada com o rosto do cantor estampado, declarava, “vou usar essa camiseta o dia inteiro amanhã. Eu tinha vergonha de falar que eu gosto dele, mas agora não tenho mais”.

Os amigos Cibele Machado, Carlos Machado e Verena Mony, todos na faixa dos 20 anos e fãs de música sertaneja, também aprovaram a apresentação. “Gostei de Victor & Léo, mas acho que faltou Fernando & Sorocaba”, opina Verena, citando a dupla de sertanejo universitário.

Mas os sertanejos mais novos não agradam apenas às novas gerações. O grupo de amigas Aparecida Giraldi, Elisa Bicudo e Odília Schulz também citou entusiasmado a apresentação de Victor & Léo entre as suas favoritas. “Eles são bonitinhos, né?”, afirmaram, listando também Elba Ramalho, Almir Sater e Sérgio Reis como destaques, e provando que o coração sertanejo (e romântico) não tem idade.

Confira abaixo o repertório completo da noite

Milionário & José Rico - "A distância"
Cesar Menotti & Fabiano - "Proposta"
Nalva Aguiar - "As curvas da estrada de Santos"
Gian & Giovani - "Eu te amo, te amo, te amo"
Martinha - "Alô"
Bruno & Marrone - "Desabafo"
Paula Fernandes e Dominguinhos - "Caminhoneiro"
Sérgio Reis - "Todas as manhãs"
Almir Sater - "No quintal do vizinho"
Elba Ramalho - "Esqueça"
Victor & Léo - "Jesus Cristo"
Roberta Miranda - "Eu disse adeus"
Zezé Di Camargo & Luciano - "O portão"
Daniel e Zezé Di Camargo & Luciano - "Quando"
Daniel - "Do fundo do meu coração"
Rio Negro & Solimões - "Sentado à beira do caminho"
Leonardo - "Por amor"
Chitãozinho & Xororó - "Eu preciso de você"
Chitãozinho & Xororó e Leonardo - "É preciso saber viver"
Roberto Carlos – “Como é grande o meu amor por você”
Roberto Caros – “Cavalgada”
Roberto Carlos e convidados – “Eu quero apenas (um milhão de amigos)”

Nenhum comentário:

Postar um comentário