sexta-feira, 19 de março de 2010

Talento precioso na família

19 de março de 2010
CINEMA
Zero Hora

Estreia “Um Sonho Possível”, filme que valeu o Oscar a Sandra Bullock

Bem possível que aquele mais familiarizado com a carreira de Sandra Bullock assista a Um Sonho Possível (confira salas e horários no roteiro de cinema do Guia hagah) e se pergunte por que esse filme tenha lhe rendido um Globo de Ouro e depois o Oscar. A explicação tavez não esteja tanto no filme dirigido por John Lee Hancock, melodrama edificante inspirado em história real, mas sim no que ele simboliza nos EUA da era Obama e no fato de seu biografado ser um ídolo do futebol americano muito popular naquele país.

Já contada em um livro que se tornou um best-seller nos EUA, a história de Michael Oher é de fato comovente. O adolescente negro e grandalhão abandonado pela mãe viciada em drogas cresceu em meio à pobreza e violência. Por conta de seu potencial para o esporte, ganhou um bolsa de estudos numa escola de elite do conservador Estado do Tennessee. Vítima de preconceito, tanto por sua aparência robusta quanto pela dificuldade nos estudos, Oher vivia nas ruas quando foi resgatado por Leigh Anne Tuohy (Sandra) um ricaça de bom coração que decidiu adotá-lo com apoio do marido e dos filhos.

A jornada de superação do garoto é prodigiosa. Mas diferentemente do que se viu no recente Preciosa – com o qual dialoga no perfil do personagem –, Um Sonho Possível segue pelos mais convencionais registros dramáticos, cumprindo sem nenhuma surpresa cada etapa da escalada de Oher e sublinhando com insistência a aceitação e integração do rapaz pela família de republicanos carolas. Um exemplo, sem dúvida, muito mais interessante na vida real do que na sua chocha representação.

A vitória no Oscar, aliás, já fez cair sobre o Sandra a chamada maldição da estatueta: ela descobriu que seu marido, Jesse James, mantinha um caso com uma modelo, e saiu de casa.

MARCELO PERRONE

Nenhum comentário:

Postar um comentário