sábado, 24 de novembro de 2012

‘Lado a Lado’: Laura e Edgar se separam em época na qual o divórcio não existia. Pesquisadora explica como

Edgar e Laura assinam separação

O divórcio de Laura (Marjorie Estiano) e Edgar (Thiago Fragoso) foi um dos acontecimentos que marcou a chegada da nova fase de 'Lado a Lado'. Porém, o que poucos sabem é que o divórcio somente foi permitido no Brasil a partir de 1977, sendo que a trama das seis da Globo se passa em 1904.

A pesquisadora do folhetim, Luciane Reis, explicou como isso foi possível: "Durante o período colonial, não existia casamento civil no Brasil, e o matrimônio era regulado pelas leis da igreja - o Código de Direito Canônico, que admitia a separação dos casais, mas não lhes dava o direito de se casar novamente Em 1890, após a proclamação da República, foi instituído o casamento civil, que se tornou obrigatório."

Mesmo assim, complementa a pesquisadora, a situação das pessoas que não estavam felizes em suas relações conjugais permaneceu inalterada. Isso porque os casais tinham direito ao divórcio, mas a indissolubilidade do matrimônio foi mantida. "O divórcio no período de 'Lado a Lado' permitia apenas a separação de corpos e bens do casal", comenta no site oficial da novela.

Mesmo que a novela não retrate, rigorosamente, a realidade da época, o divórcio dos protagonistas serve para retratar como as mulheres que não seguiam o padrão dona de casa perfeita sofriam preconceito. Aliás, que preconceito elas não sofriam?

fonte:http://br.tv.yahoo.com/blogs/folhetim/lado-lado-laura-e-edgar-se-divorciaram-em-022011193.html
Por Vanessa Paes Barreto | Folhetim
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário