quarta-feira, 10 de maio de 2017

Ator Nelson Xavier morre aos 75 anos em Minas Gerais

Corpo será transferido para o Rio, onde será cremado nesta quinta-feira

Nelson Xavier interpreta o psiquiatra Levy em O Filme dos Espíritos (Luciano Piva / Divulgação/VEJA)

O ator Nelson Xavier morreu na noite desta terça-feira, aos 75 anos, em Uberlândia (MG), em decorrência de um câncer. A morte foi comunicada por sua filha Tereza Villela Xavier em perfil no Facebook. “Lamento informar a quem possa interessar que meu pai, Nelson Xavier, faleceu esta noite em Uberlândia”, diz ela.

A filha diz que o corpo do ator será transferido, celebrado e cremado amanhã no Rio de Janeiro. O cemitério em que ele será cremado ainda não foi definido. “Agradeço desde já as mensagens de apoio. Ele virou um planeta! Estrela ela já era. Fez tudo o que quis, do jeito que quis e da sua melhor maneira possível, sempre”, escreveu sua filha.

O paulista Nelson Xavier, que se preparava para lançar Comeback, filme de Érico Rassi sobre um ex-pistoleiro com estreia prevista para 25 de maio, vinha se dedicando ao cinema. Recentemente, o ator ficou marcado por seu papel como Chico Xavier, o médium de Uberlândia, um papel que mudaria a forma de Nelson enxergar a vida. Cético, ele passou a considerar a existência da vida após a morte.





Depois de Chico Xavier (2010), de enorme apelo popular, Nelson atuou em outras produções ligadas ao espiritismo: O Filme dos Espíritos (2011) e As Mães de Chico Xavier, ambas de 2011. Participou também de Os Sonhos de um Sonhador: A História de Frank Aguiar (2010), e do bom A Floresta Que Se Move (2015), de Vinicius Coimbra, uma adaptação de Macbeth com Ana Paula Arósio.

Mas sua carreira no cinema começou muito antes. Nelson esteve em filmes como Narradores de Javé (2003), Lamarca (1994), Brincando nos Campos do Senhor (1990), Césio 137 – O Pesadelo de Goiânia (1990), Gabriela (1983), Eles Não Usam Black-Tie (1981), Bububu no Bobobó (1980), Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976), Vai Trabalhar Vagabundo (1973), Dois Perdidos numa Noite Suja (1971), A Falecida (1965) e Os Fuzis (1964). Nos anos 1970, levou o Urso de Prata no Festival de Cinema de Berlim por A Queda, de Ruy Guerra.

Na TV, atuou em dezenas de produções, entre séries, minisséries e especialmente novelas, caso de Renascer, Pedra sobre Pedra, Irmãos Coragem (a versão de 1995), Salsa e Merengue e Suave Veneno.

Em 2014, no Festival de Gramado, onde conquistou o prêmio de melhor ator com o longa A Despedida, de Marcelo Galvão, Nelson Xavier contou que dez anos antes havia passado por um tratamento contra o câncer de próstata, mas que estava curado.

1. Ator Nelson Xavier

Nelson Xavier (Renato Rocha Miranda/TV Globo)

2. Ator Nelson Xavier

Ananda (Nelson Xavier), personagem da novela Joia Rara da TV Globo (Renato Rocha Miranda/TV Globo)

fonte
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário