segunda-feira, 22 de outubro de 2012

‘Salve Jorge’: vida no morro carioca

Nanda Costa, Rodrigo Lombardi e Flávia Alessandra / Foto Luiza Dantas - Carta Z Notícias

Desde que escreveu “O Clone”, em 2001, Glória Perez explora em suas novelas culturas estrangeiras e desenvolve histórias que se cruzam, paralelamente, com o Brasil e com algum outro país. Em “Salve Jorge”, que estreia amanhã, com retransmissão pela TV Diário, a autora mantém seu estilo sincrético ao dividir sua trama entre os deslumbrantes e milenares cenários da Turquia e a dura realidade do Complexo do Alemão – conjunto de 13 favelas na Zona Norte do Rio de Janeiro, recentemente ocupado por forças policiais.

É desta comunidade carente que a protagonista Morena, uma mãe solteira vivida por Nanda Costa, sai quando embarca para Istambul, em busca de uma oportunidade para garantir uma vida melhor para o filho pequeno. Isso sem saber que, na verdade, caiu na armadilha de uma articulada quadrilha de tráfico de pessoas. “Muita gente nunca ouviu falar de tráfico humano ou acha que é lenda urbana. Além disso, me emocionei com a pacificação do Complexo do Alemão, com o resgate de uma parcela da população que há muito vivia amedrontada, sob o domínio de leis paralelas. Quero dar visibilidade aos invisíveis. Dar voz a quem não tem”, valoriza a autora.

Na verdade, “Salve Jorge” parece contar com dois casais de protagonistas. De um lado, um romance que surge justamente durante a ocupação do Alemão. É neste momento histórico para o Complexo que Morena conhece o capitão do exército Théo, protagonista vivido por Rodrigo Lombardi. Os dois se apaixonam antes dela viajar para Turquia. Neste país, com mais de 2.500 anos de história, e antigo centro dos impérios Romano, Bizantino e Otomano, 50 pessoas da equipe da trama passaram 45 dias gravando em regiões como a Capadócia e a cidade cosmopolita de Istambul.

A primeira parada foi na Capadócia, conhecida pelos passeios de balões e formações rochosas que lembram o território lunar. É neste cenário, também chamado de “terra dos cavalos” - pela quantidade de equinos - que a descolada Bianca, personagem de Cléo Pires, inicia um triângulo amoroso. Acompanhada pelo namorado Stênio, de Alexandre Nero, ela acaba se apaixonando pelo charme rústico do turco Zyah, de Domingos Montagner, guia turístico local. “É uma novela complexa, que exige uma direção consistente para entrelaçar todos os universos. Estamos desenvolvendo uma obra que comove por sua amplitude”, valoriza o diretor geral e de núcleo Marcos Schechtman, antes de emendar: “Começávamos a gravar antes das cinco da manhã para aproveitar toda a luz possível”, salienta Schechtman.

A questão do tráfico humano será esmiuçada a partir da grande vilã da trama, Lívia, personagem de Cláudia Raia. Sofisticada, a suposta agenciadora de talentos vive rodeada de figuras importantes e não levanta suspeitas de seu envolvimento no esquema. Ao seu lado, trabalham Wanda, de Totia Meireles, sua auxiliar direta, e Irina, gerente de boates vivida por Vera Fischer. O pontapé inicial para a discussão, na verdade, começa antes do embarque de Morena. Jéssica, participação de Carolina Dieckmann na história, é a personagem que iniciará essa discussão. Ela embarca para o exterior acreditando que vai trabalhar em uma pizzaria, mas acaba obrigada a se prostituir. “Há muitas vertentes desse comércio de indivíduos. Vamos abordá-lo para três fins: sexo, trabalho doméstico e adoção ilegal”, adianta Glória. No decorrer dos capítulos, caberá a Heloísa, delegada vivida por Giovanna Antonelli, investigar o esquema.

Como de costume nas tramas de Glória Perez, parte do elenco passou por longos “workshops”. O núcleo da Cavalaria da novela passou uma semana convivendo com o dia a dia dos cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, no interior do estado do Rio de Janeiro. Já a outra fatia do elenco aprendeu sobre a culinária típica da Turquia e frequentou muitas aulas corporais, como dança dos sete véus, dança do ventre turca e kavkaz, a dança que mais será exibida na história. “A kavkaz é um ritmo preponderantemente masculino. Tem muitos giros, palmas e até saltos mortais”, descreve Sandra Regina, que além de coreógrafa do elenco, faz parte da equipe de pesquisadores da autora. São dela todos os números musicais utilizados nas tramas de Glória nos últimos 25 anos. Do elenco, quem mais precisou treinar foi Cléo Pires, já que sua personagem se torna dançarina quando se muda para a Turquia. A atriz também teve aulas quando participou de “Caminho das Índias”, da mesma autora. Mas jura que, agora, é completamente diferente. “A dança indiana é muito mais de braço, mão, cabeça e olhar. Já a turca tem muita coisa de ventre. Usa os braços também, mas é um movimento mais ‘aciganado’”, resume.

Cidades

Para ambientar a história, “Salve Jorge” conta com três cidades cenográficas construídas no Projac, centro de produção de teledramaturgia da Rede Globo. Duas reproduzem regiões distintas da Turquia, enquanto a terceira e menor delas é utilizada para as sequências que retratam o Complexo do Alemão. A Istambul cênica tem 5,3 mil m², com direito à versão fictícia do Grand Bazaar, um dos maiores mercados do mundo. O espaço conta com diversos corredores, restaurantes e lojas de suvenires, doces e tapetes. “Trouxemos luminárias, olhos turcos de vidro, colchas, tecidos e muita cerâmica. E reproduzimos algumas peças por plotagem”, explica Juliana Carneiro, que assina com Mario Monteiro a cenografia da novela.

Para a Capadócia do Projac, também foram usados cerca de 5 mil m² de área. Na parte rural, veem-se muitas formações rochosas típicas da região. Já o lado turístico parte da cidade de Göreme e abusa de tons pastéis e areia para acentuar o clima iluminado e solar característico do lugar. Enquanto isso, a simplicidade impera na reprodução do Complexo do Alemão. Com ruas estreitas, muitos fios elétricos, escadas externas e caixas d’água visíveis, a terceira cidade cenográfica tem 1,8 mil metros quadrados. São 14 construções, entre elas uma laje turística, a casa da mocinha Morena, uma venda e o botequim de Clóvis e Diva, de Walter Breda e Neuza Borges. É neste bar que os personagens da comunidade vão se encontrar. Ali também funcionará o espaço onde alguns convidados ilustres devem se apresentar ao longo da exibição da novela, prática comum nas tramas de Glória Perez. (Márcio Maio / TV Press)
Cléo Pires e Domingos Montagner / Foto Luiza Dantas - Carta Z Notícias


QUEM É QUEM
  • Morena (Nanda Costa) - Foi mãe aos 14 anos e, por isso, teve de amadurecer cedo. Se apaixona por Théo (Rodrigo Lombardi), militar que participa da pacificação da comunidade. Mas, na busca por um futuro melhor para si e para o filho, se torna vítima de uma quadrilha de tráfico de mulheres.
  • Theo (Rodrigo Lombardi) - Capitão da Cavalaria, participa da ocupação do Complexo do Alemão pelo Exército. É honesto e ético. Namora Érica (Flávia Alessandra), mas se apaixona por Morena.
  • Érica (Flávia Alessandra) - Tenente veterinária do Exército. Lutará para reconquistar o amor e a atenção de Théo.
  • Isaurinha (Nívea Maria) - Mãe de Celso. O marido Arturo (Stênio Garcia) perdeu a fortuna da família jogando na bolsa. Por isso, vive de uma mesada que recebe da amiga Leonor.
  • Celso (Caco Ciocler) - Homem do bem, mas deslumbrado com a vida e sem muita vontade de trabalhar. Fez a esposa Antônia (Letícia Spiller) largar a carreira de modelo.
  • Lívia (Cláudia Raia) - Agenciadora para o tráfico de pessoas. Por ser uma mulher requintada e com muitos contatos em diversas áreas, ninguém desconfia de suas atividades ilícitas.
  • Berna (Zezé Polessa) - Mulher de Mustafá, se sente rejeitada pela filha quando a menina decide procurar os pais biológicos.
  • Zyah (Domingos Montagner) - Homem rude, mas doce. Viúvo, trabalha como guia turístico e, assim, conhece Bianca, por quem se encanta.
  • Mustafá (Antônio Calloni) - Comerciante rico e com boa formação. Tem dificuldade em lidar com a adoção de Aisha (Dani Moreno).
  • Bianca (Cléo Pires) - Mulher transgressora e antenada, é namorada de Stênio. Mas se apaixona, na Turquia, pelo rude Zyah (Domingos Montagner), abandonando tudo para viver com ele.
  • Antônia (Letícia Spiller) - Esposa de Celso, quer voltar a trabalhar, coisa que o marido não aprova. Sem saber, acaba ajudando o esquema de tráfico de pessoas ao trabalhar para Lívia.
  • Lucimar (Dira Paes) - Mãe de Morena, criou a filha sozinha e, agora, ajuda também na criação do neto Júnior.
  • Lurdinha (Bruna Marquezine) - Adolescente rebelde que vai se envolver com Caíque (Duda Nagle).
  • Miro (André Gonçalves) - Malandro que vive tentando arrumar um jeito de se dar bem.
  • Márcia (Fernanda Paes Leme) - Tenente e colega de Érica no regimento.
  • Élcio (Murilo Rosa) - Capitão da Cavalaria, mas o oposto de Théo. É mandão, genioso e traiçoeiro.
  • Stênio (Alexandre Nero) - Dono de um escritório de advocacia, é vaidoso e um advogado brilhante. Ex-marido de Heloísa (Giovanna Antonelli), com quem teve uma filha, Drika (Mariana Rios).
  • Heloísa (Giovanna Antonelli) - Delegada de polícia, é determinada e honesta. Luta contra a compulsão pelo consumo e, no futuro, se torna delegada federal e passa a investigar o tráfico humano.
  • Leonor (Nicete Bruno) - Viúva espirituosa, alegre e excêntrica, a matriarca já se tornou “expert” em se defender dos golpes que seus enteados tentam dar. Isso porque inventou que está muito doente e que lhe sobra pouco tempo de vida, deixando todos ansiosos para colocar as mãos na sua fortuna.
  • Ada (Natália do Valle) - Enteada de Leonor, muda de personalidade de acordo com o namorado que tem. Vive às turras com a irmã Rachel (Ana Beatriz Nogueira).
  • Rachel (Ana Beatriz Nogueira) - Irmã de Ada e Carlos (Dalton Vigh). É esperta e bem-humorada.
  • Carlos (Dalton Vigh) - Cuida dos negócios da família. Casado com Amanda (Lizandra Souto). Sempre se irrita com a guerra acirrada entre as irmãs e também as provocações entre a mulher atual e a ex, Yolanda (Cristiana Oliveira).
  • Demir (Tiago Abravanel) - Filho de Esma e Kemal. Vendedor do Grand Bazaar.
  • Wanda (Totia Meirelles) - Principal ajudante de Lívia na seleção de garotas para o tráfico.
  • Irina (Vera Fischer) - Gerencia casas noturnas no exterior e negocia com Lívia.
  • Jéssica (Carolina Dieckmann) - É enganada pela quadrilha e acaba sendo obrigada a se prostituir no exterior.


Nívea Maria e Caco Ciocler / Foto Luiza Dantas - Carta Z Notícias
Zezé Polessa e Antônio Calloni / Foto Pedro Paulo Figueiredo - Carta Z Notícias
Cláudia Raia / Foto Divulgação Cláudia Raia / Foto Divulgação   


Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário