quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Filha de Angelina Jolie e Brad Pitt muda de nome

Não há dúvidas de que o casal “Brangelina” é um dos mais famosos do mundo e, como não poderia deixar de ser, é grande o interesse por tudo que envolve esta linda e miscigenada família hollywoodiana. Já há algum tempo, Shiloh (10 anos), filha de Angelina Jolie e Brad Pitt, desperta curiosidade e discussões por, desde bem pequena, exibir um visual característico de meninos, tanto no corte de cabelo, quanto no jeito de vestir.

Shiloh, filha de Angelina Jolie e Brad Pitt, exibe um visual característico de menino e pede para ser chamada de John. (Foto: Instagram)

A possível transgenia da filha de Angelina Jolie e Brad Pitt

A psicóloga Waldirene Andrade alerta que apenas o gosto isolado por vestimentas do sexo oposto não é uma característica de transgêneros. “Há crianças que não irão se identificar com o que é característico do seu gênero e nem por isso será trans. A especialista dra. Joana Olson chama de preditivos de persistências, indícios de comportamentos e atitudes que irão persistir ao longo do desenvolvimento da criança”, explica.

Em uma entrevista antiga para a apresentadora Oprah Winfrey, o casal chegou a declarar que Shiloh se identifica como um menino. Brad contou que costuma ser corrigido pela filha quando a chama pelo seu nome: “Se eu digo ‘Shi, você quer…’, ela me interrompe e diz ‘John, sou John’. Então eu digo: ‘John, você quer suco de laranja?’. E aí ela responde: ‘não!'”.
Para a psicóloga, o respeito dos atores pela escolha da filha é um exemplo para outros pais que passam por situação parecida: “A aceitação de si mesma passa muito pela aceitação dos pais. Eles precisam ser referências positivas na vida dos filhos, ajudando a se reconhecerem e se respeitarem. Afinal, amar é respeitar”.

No caso da Shiloh (ou John), o que acontece é uma transição social, que pode se mostrar definitiva ao longo do tempo ou não. São mudanças de nomes, roupas e situações sociais em que se apresentam em outro gênero. Em casos em que a transgenia é comprovada, só são consideradas intervenções médicas já na fase adulta, após um longo processo que envolve ajuda psicológica.

Ainda nessas situações precoces de desconforto com o gênero, é preciso ouvir a criança, entender suas particularidades e fugir de estereótipos. “Vivenciar o desconforto com a própria identidade sexual é sofrido e doloroso e o que puder ser feito para auxiliar o sujeito a ir ao encontro consigo mesmo é fundamental para a construção e manutenção da saúde física, mental e emocional da pessoa”, recomenda a psicóloga. “É claro que é uma situação complicada para todos os envolvidos. É preciso ter coragem e força para orientar e ajudar o filho a lidar com toda discriminação que ele enfrentará”, completa.

Para finalizar, a psicóloga lembra uma frase da filósofa Rosa Luxemburgo que resume o pensamento que deve prevalecer em situações em que somos confrontados com o novo e o diferente: “Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres”. Sem dúvidas, Angelina e Brad estão fazendo suas partes para tornar esse ideal um pouco mais real.

Por: Tatiana Barros
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário